07/07/2009

Sete ingredientes bons para si

Já publiquei, aqui, vários artigos onde partilhei algumas das minhas preocupações acerca de substâncias que, à luz da informação que se possui actualmente, são potencialmente nocivas. Essas substâncias constituem muitas vezes os ingredientes dos Produtos Cosméticos e de Higiene Corporal (PCHC). No entanto, existem substâncias, presentes em muitos PCHC e particularmente na cosmética biológica, que tendo nomes menos apelativos, numa primeira aproximação, são na realidade extremamente benéficos para a nossa pele e cabelo.




Ácido ascórbico
O que é:
Vitamina C
O que faz: Poderoso nutriente, com características anti-oxidantes, extremamente benéfico para a pele. Desempenha um papel importante na produção de colagénio, que diminui à medida que envelhecemos, e ajuda a minimizar o aparecimento de rugas de expressão. A vitamina C também é um conservante natural.

Butyrospermum parkii
O que é:
Manteiga de karité
O que faz: É um emoliente soberbo, pleno de ácidos gordos e outros nutrientes, que providencia hidratação facilmente absorvível, podendo também ajudar a minimizar marcas e a reduzir inflamações.


Cera alba*
O que é:
Cera de abelha
O que faz: Permite à pele manter naturalmente a hidratação e possui também propriedades anti-bacterianas. Ajuda, ainda, a uniformizar a textura dos produtos.

Cetyl Alcohol**
O que é: Álcool cetílico vegetal, um álcool gordo obtido dos núcleos de palma de côco.
O que faz: É um emoliente natural, óptimo para ajudar o cabelo e o couro cabeludo a manterem a hidratação natural.

Panthenol**
O que é: Vitamina B5
O que faz: Proporciona hidratação profunda, nutrindo e reforçando pele e cabelo. Adicionalmente, pode ajudar a reparar a danos na pele e a prevenir certos tipos de dermatite.

Retinol ou Retinyl palmitate
O que é: Vitamina A
O que faz: Vitamina com propriedades anti-oxidantes usada, interna e topicamente, no tratamento de acne e outros problemas de pele. A aplicação tópica promove a formação de novas células de pele e ajuda a regular a produção de gordura, pelas glândulas sebáceas. É particularmente benéfico para peles secas ou muito expostas ao sol. As suas propriedades anti-oxidantes, em conjunto com o efeito hidratante e amaciador para a pele, fazem com que seja habitualmente usado em protectores solares. Também é usado, nos cosméticos, como conservante natural.

Tocopherol
O que é: Vitamina E
O que faz: Uma das vitaminas com maior poder anti-oxidante. Protege a pele dos radicais livres causadores de cancro e é essencial para uma utilização adequada do oxigénio nos tecidos. Em cosméticos, também é utilizado como um conservante natural, protegendo a fase orgânica (óleo) em cremes e loções.


* Obtido a partir dos favos das abelhas. Uma alternativa vegan é a utilização de óleos ou ceras vegetais como a cera de carnuba, por exemplo.
** Em certas marcas este ingrediente pode ser derivado de animais.

Mais informação:
www.aubrey-organics.com/custom.aspx?id=61http://www.cosmecticdatabase.com/
www.caringconsumer.com/resources_ingredients_list.asp

Fontes:
Natural Ingredients Dictionary - Aubrey Hampton
Body+Soul Magazine, Abril 2009

Sem comentários: