15/01/2010

Liderar pelo exemplo - Plano de Acção para o Desenvolvimento Sustentável – PASUSISEP


Foi apresentado, ontem dia 14 de Janeiro, pela Presidência do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) o PLANO DE ACÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE (PASUSISEP).
Os objectivos fundamentais desta estratégia são não só a criação de boas práticas orientadoras de uma organização que se vê corporativamente responsável “(…) mas primordialmente a formação de uma estirpe diferente de graduados (…)” que enquanto profissionais e cidadãos, contribuirão para um futuro mais promissor, porque sustentável.

“A promoção de um desenvolvimento sustentável é parte da missão de uma escola superior. Enquanto instituição de referência no ensino e investigação de Engenharia, o ISEP tem neste campo uma responsabilidade acrescida. Este fenómeno compromete toda a nossa comunidade académica com a promoção da sustentabilidade e, neste sentido, o PASUS permite traçar a estratégia de desenvolvimento sustentável para os próximos 5 anos.”

Sendo uma abordagem pioneira ao nível das instituições de ensino superior, em Portugal, com objectivos claros e ambiciosos, que serão corporizados em acções que vão da sustentabilidade do parque edificado, gestão de resíduos, passando por uma estratégia de Green Procurement até à investigação e actividades de pós-graduação em desenvolvimento sustentável, é expectável que passe a constituir uma referência a ser seguida por outras organizações.

“Um Desenvolvimento Sustentável é aquele que vai ao encontro das necessidades das gerações presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras suprirem as suas próprias necessidades”


Mais informação:
http://www.isep.ipp.pt/

Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2010/01/liderar-pelo-exemplo-plano-de-accao.html

Sem comentários: