10/05/2010

Loções para corpo e mãos - fazer uma escolha acertada

Recentemente têm-me feito diversas perguntas acerca da escolha correcta de loções para corpo e mãos. Assim, editei este artigo de forma a sintetizar alguns pontos-chave relativos a cosmética biológica e cuidados naturais para as mãos. Espero que este artigo seja útil para que possam escolher correctamente uma loção para corpo e mãos.
Esta abordagem incide particularmente sobre as mãos, pelo facto de ser uma zona mais exposta e solicitada, mas o raciocínio também se aplica ao resto corpo.


As nossas mãos transmitem mensagens importantes relativamente à nossa personalidade, idade, saúde e da nossa atitude genérica quanto à higiene pessoal.

Enquanto a maioria das mulheres, e hoje em dia, cada vez mais homens, seguem regimes de cuidados faciais da pele, as mãos são muitas vezes negligenciadas. Quando esta negligência é combinada com o efeito do tempo as mãos são das partes, do nosso corpo, que envelhecem mais depressa. Isto é perfeitamente natural.

As nossas mãos, comparando com outras partes do corpo, contêm menos glândulas sebáceas o que significa menor produção dos óleos naturais do nosso corpo. Depois de usarmos um sabão de base alcalina (a maioria dos sabões) demora algumas horas até que as mãos voltem ao estado natural de equilíbrio de oleosidade.

Pensem um pouco sobre os “abusos” que as nossas mãos sofrem:

- Estão constantemente expostas ao clima, sol, ar, vento, chuva, neve, etc;
- Frequentemente entram em contacto com abrasivos, detergentes, uma diversidade de
produtos químicos, resíduos de pesticidas nas frutas e até a simples e velha sujidade.
- A lavagem frequente das mãos apesar de nos proteger de germes também interfere com a produção natural de lípidos.

Os resultados típicos deste tipo de “abuso“ são o envelhecimento precoce da pele, irritações e infecções cutâneas e cortes. Especialmente os cortes e infecções em volta das unhas tendem a ser bastante dolorosos e demorarem bastante tempo a curar.

Os
bons cremes naturais, para as mãos, são formulados com o objectivo de combater os radicais livres e minimizar os efeitos dos agentes irritantes, ajudando a proteger as nossas mãos.


Um bom creme para as mãos deve, pelo menos, fazer o seguinte:

- Fornecer ampla hidratação;
- Formar uma fina camada, na superfície da pele, para proteger;
- Deve manter a hidratação para um efeito mais duradouro;
- Não deve gordurosa para que se possa utilizar as mãos de imediato;
- Deve ser absorvida rapidamente.

Dependendo da nossa idade podemos necessitar de hidratação ligeira ou mais intensa. Especialmente após os 40 anos, a nossa pele “trabalha” menos e um hidratante mais intenso pode ser benéfico.

Um excelente creme irá, para além do mencionado, também incorporar nutrientes que ajudam a nossa pele a curar, fornecer nutrientes e vitaminas. Acho que nesta fase é praticamente desnecessário referir que não devem conter qualquer tipo de produto químico nocivo! È nesta situação que os consumidores devem optar por

A
Aubrey Organics e a Urtekram propõem diversos tipos de loções para o corpo e mãos, formuladas para ajudar a proteger a nossa pele, desde loções mais ligeiras até às que têm propriedades de hidratação extremamente intensas.

Recomendo, para um uso diário, a
Loção para Corpo e Mãos de Rosa Mosqueta da Aubrey Organics, feita com óleo de Rosa Mosqueta biológico, rico em ácidos gordos essenciais, vitamina E e outros nutrientes, deixa a pele incrivelmente macia, flexível e fragrante. Se pretender uma loção leve e eficaz para o uso diário, mas prefere um aroma mais suave, pode optar pelas loções de Aloé Vera, Camomila, Lavanda ou Rosas da Urtekram que fornecem uma hidratação perfeita.

Para pessoas com pele sensível, a
Loção Sem Perfume fornece protecção duradoura sem o risco de sentir desconforto provocado por produtos com aromas, ainda que naturais. Recomendado para pessoas com tendência a reacções alérgicas devido ao uso de produtos com perfume ou para aqueles que desejam minimizar o risco de desenvolver alergias e hipersensibilidade.

Se procura um efeito terapêutico extraordinário para pele áspera, seca e escamada então a recomendação recai sobre a
Loção para Corpo e Mãos de Colagénio e Amêndoas da Aubrey Organics, elaborada com colagénio e elastina, proteínas encontradas na nossa pele, e o extremamente rico e hidratante óleo de amêndoa. Outra opção é a Loção Corporal de Azeitona da Urtekram, extremamente hidratante e protectora, com todos os benefícios proporcionados pelo óleo de azeitona.

Sem comentários: