28/06/2010

Delícia dinamarquesa!

Urtekram uma delícia dinamarquesa! Um exemplo de onde podemos e devemos tirar muitas ideias.

A Dinamarca é conhecida pela sua atitude amiga do ambiente, com legislação e produtos que promovem activamente a protecção do ambiente. Ambiente, bem-estar dos animais e qualidade dos produtos, assim como o maior valor nutricional e energético são questões da maior importância para os consumidores dinamarqueses. A Dinamarca procura responder a estas necessidades e exigências sendo um dos países líder envolvidos na produção agrícola biológica, altamente experientes na produção e comercialização de
produtos biológicos. Contudo, os consumidores dinamarqueses não estão apenas interessados em produtos biológicos. Apesar de muitas cadeias de supermercados reduzirem as linhas de produtos menos rentáveis, como os bens provenientes de Comércio Justo (Fairtrade), optando por margens de lucro maiores, existe um número crescente de pessoas dinamarquesas que promovem e sustentam o comércio justo.


A Urtekram é uma empresa dinamarquesa que se dedica à produção e distribuição de produtos biológicos e naturais. A empresa está sediada na cidade rural de Mariager, na parte continental da Dinamarca do Norte da Jutlândia. O que a Urtekram tem de especial é o facto de proporcionar, ao consumidor, produtos fabricados de acordo com uma política ética e ambientalmente sustentável. Para além de utilizar matéria-prima proveniente de produção biológica, a empresa só adquire produtos e matéria-prima de produtores e fornecedores cujos trabalhadores tenham condições de trabalho razoáveis.

UrtekramO nome Urtekram provém, em parte, de uma palavra dinamarquesa muito antiga que genericamente significa “coisas boas”. Há já muitos anos que a empresa tem vindo a promover a agricultura biologia e a qualidade ambiental. Desde a sua fundação, há já mais de 25 anos, a gama de produtos Urtekram cresceu para bens alimentares e não alimentares, incluindo cereais de pequeno-almoço, chocolates, champôs, loções corporais, sabonetes, dentífricos, etc.

A empresa orgulha-se das suas práticas éticas. Tem uma política perfeitamente clara de bem-estar para os seus funcionários. Todos os funcionários trabalham em pequenos grupos, decidindo as suas horas, ajustando o seu horário de trabalho em torno de outros compromissos como a família e os filhos. A sua nova “eco-fábrica” é a primeira no mundo a ser auditada pelo governo e está sujeita a regulamentos bastante restritivos do Departamento de Ambiente e Controlo Alimentar. Estes incluem, não só, considerações ambientais, como o tipo de materiais de construção e níveis de consumo de energia, mas também, questões relacionadas com comércio justo, como a compra de matéria-prima apenas a empresas onde os funcionários recebam ordenados justos e trabalhem em condições razoáveis.

Produção biológica
A Dinamarca está entre os cinco países europeus mais desenvolvidos na área da produção e distribuição de produtos biológicos, com cerca de 5% do total de vendas de produtos alimentares. Uma das maiores vantagens da Dinamarca é o facto de os produtos biológicos serem controlados por instituições governamentais, o que dá aos consumidores confiança relativamente à autenticidade dos produtos. A marca “Organic Denmark” é um chapéu sob o qual se desenvolvem várias actividades de marketing internacional, como feiras de comércio, promoções em cadeias de retalho e acções de promoção das próprias marcas. Mais de 40 empresas dinamarquesas uniram esforços, sob esta marca, para aumentarem a exposição dos seus produtos e a procura internacional. Entre estas estão a Thise, uma marca inovadora de lacticínios biológicos, e a Urtekram, que é conhecida pela sua vasta e multi-facetada gama de produtos biológicos.

Os produtos Urtekram podem ter diversas certificações biológicas, dependendo do produto em questão. Os produtos alimentares têm afixado o logótipo de aprovação governamental, o logótipo Ø, e a certificação biológica sueca, “Krav”. Os produtos não alimentares, da Urtekram, são certificados pelo Conselho de Conservação Sueco “Bra Miljøval”, pelas boas práticas ambientais, e têm também impresso o logótipo “Swan” nórdico, relativo ao impacto ambiental dos produtos. As empresas produtoras têm que se submeter a um processo de licenciamento para poderem utilizar o logótipo “Swan” nos seus produtos, antes de estes poderem ser vendidos no mercado nórdico.
Em 2006 as certificações “Bra Miljøval” e “Swan” foram substituídas, por iniciativa da Urtekram, pela certificação
Ecocert.

Comércio justo global Bens como café, chá e chocolate são cultivados nos climas mais quentes do sul. Os preços pagos por estes bens não tiveram crescimento real em mais de 40 anos, ao contrário de muitos outros produtos, e frequentemente descem abaixo do custo de os produzir. Como resultado, muitas das pessoas que cultivam estes produtos têm que trabalhar mais tempo por menos dinheiro. Pequenos agricultores, sem acesso directo ao mercado, não têm outra opção se não vender a sua colheita a comerciantes locais que podem, e frequentemente fazem, explorá-los.

O
Comércio Justo (Fairtrade) é uma relação comercial baseada no diálogo, transparência e respeito, procurando uma maior equidade no comércio internacional. Contribui para o desenvolvimento sustentável pelo facto de propiciar melhores condições comerciais e assegurar direitos aos produtores e trabalhadores marginalizados, especialmente no Sul. Este tipo de comércio baseia-se num conjunto de critérios claros, definidos internacionalmente, que são avaliados e controlados por entidades independentes. A certificação Fairtrade é única certificação independente que oferece ao consumidor a garantia de comércio justo.

O Comércio Justo está estreitamente relacionado com o assegurar condições a pequenos produtores e trabalhadores em países em vias de desenvolvimento, de modo a que estes tenham um maior controlo sobre as suas vidas, por participarem na toma de decisões que as afectam. As questões ambientais também são importantes quando se fala de Comércio Justo. É requerido aos produtores que implementem planos de melhoramento ambiental e o uso de químicos perigosos é banido.

Produção Comércio Justo
Apesar da Urtekram ser uma empresa especializada em produtos biológicos, está também activamente envolvida em assegurar que o máximo possível dos seus produtos e matérias-primas têm na sua origem a utilização de critérios comerciais justos. Estes produtos são adquiridos a fornecedores por todo o mundo, entre os quais:

· Café da Nicarágua e México;
· Chá da Índia;
· Cacau, chocolates e açúcar da Suíça.

Estes produtos estão todos identificados com o logótipo de certificação
Fairtrade de Max Havelaar. A Max Havelaar Fondation, que é detentora dos direitos da marca, trabalha com cooperativas de pequenos agricultores e donos de plantações, em países em vias de desenvolvimento, empresas importadoras de bens Fairtrade, que pretendem estar certificadas, e consumidores.

Cada produtor ou importador de café, chocolate, chá, mel, bananas, laranjas, pode ser considerado como um potencial detentor de uma licença. Para isso, têm que cumprir determinadas condições comerciais e estarem preparadas para se submeterem a inspecções. As empresas interessadas nestes produtos podem contactar directamente as cooperativas ou os produtores, registados na Max Havelaar Fondation, para os adquirirem. Estes produtos certificados estão actualmente em mais de 2700 supermercados, na Dinamarca.

A Urtekram também negoceia directamente com agricultores, na Turquia e no Uganda, que fornecem determinadas matérias-primas, como por exemplo:

· Sultanas, figos e alperces secos, grão-de-bico, lentilhas vermelhas e avelãs da Turquia;
· Bananas secas, ananases e mangas do Uganda.

Desde o momento que começou a trabalhar directamente com os produtores no Uganda, a
Urtekram está envolvida de perto com os agricultores, desenvolvendo as suas próprias parcerias com duas pequenas fábricas, assegurando-se que agricultores e trabalhadores são tratados e são pagos de uma forma justa. Na Turquia, os produtos comprados pela Urtekram garantem que tanto agricultores como trabalhadores recebem preços e salários justos. Apesar destas relações serem baseadas em acordos e parcerias e não na certificação, a Urtekram tem um compromisso, de longa data, de trabalhar com produtores e fornecedores que lhe assegurem que os critérios de comércio justo são cumpridos.

Promover o Comércio JustoExistem, na Dinamarca, três importadores principais, de produtos de comércio justo, que detêm mais de 75% das vendas nas lojas deste tipo de produtos. A Butik Salam e a U-Landsforeningen Svalerne são especializadas em artesanato, proveniente maioritariamente da Ásia, e Urtekram especializada em produtos alimentares e de higiene pessoal. Aquele que era o maior importador de produtos de comércio justo, a U-landsimporten, funciona agora como a principal organização não governamental (ONG) dinamarquesa de comércio justo, promovendo as importações de produtos de comércio justo e divulgando informação acerca da injustiça das relações comerciais entre o hemisfério Norte e Sul. Eles trabalham em estreita relação com a Urtekram na importação e promoção de produtos de comércio justo, com o objectivo de reforçar o movimento Comércio Justo dinamarquês.

Ambas as organizações estão bem coordenadas de modo a levar os produtos de comércio justo a grande maioria do mercado dinamarquês. A
Urtekram especializou-se na promoção, controlo de qualidade, conhecimento da produção biológica e distribuição, enquanto a U-landsimporten contribui com o seu conhecimento do comércio justo, as suas redes de trabalho e contactos. Unindo os seus esforços, ambas esperam que o Comércio Justo se torne rapidamente numa marca de referência, na Dinamarca. O comércio justo já é apoiado pelo Ministério do Ambiente e pelo Parlamento Dinamarquês, que já usam produtos de comércio justo nos seus gabinetes.

Trabalhar em conjunto
Muitos produtores de comércio justo procuram utilizar práticas de produção biológica, embora o comércio justo não exclua produtores que não têm possibilidade de cumprir os critérios de produção biológica. Com a certificação biológica pretende-se, por outro lado, obter produtos de elevada qualidade com o mínimo impacto ambiental, sem procurar garantir, particularmente, que os produtores reforçam os seus direito ou obtêm preços especiais. Ao combinar estes dois princípios, a Urtekram provou que a sustentabilidade ética e ambiental pode tornar a produção e comercialização de produtos biológicos e de comércio justo pode um negócio rentável, para todos os envolvidos.

Mais informação:
http://www.fairtrade.net/
http://www.ifat.org/
http://www.ifoam.org/
http://www.oganic-denmark.com/
http://www.urtekram.dk/

Fonte: traduzido e adaptado a partir do artigo “Danish Delight! - Denmark” -
http://www.handsontv.info/

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