24/05/2011

Cuidados para os cabelos - Ceramidas

Uma das explicações para que os produtos de cuidados capilares (champôs, amaciadores e produtos para pentear) da Aubrey Organics funcionem tão bem está relacionada com a quantidade generosa de óleos e ácidos gordos que são utilizados na sua composição. Grande parte destes óleos e ácidos gordos são extremamente ricos em ceramidas. O importante papel que as ceramidas desempenham na barreira protectora da pele é cada vez mais conhecido.



A epiderme é a parte exterior da pele e o stratum corneum é a mais externa das cinco camadas que a compõem e é, em grande parte, responsável pela barreira hidrolipídica da pele. Esta camada contém três tipos diferentes de lípidos (ceramidas, colesterol e ácidos gordos) e tem como principais funções evitar a perda da hidratação natural da pele (pele, couro cabeludo, etc.) e que produtos químicos nocivos entrem em contacto com a pele, sendo absorvidos pelo corpo.
No cabelo, as ceramidas actuam de forma idêntica retendo, nas fibras capilares, a hidratação e proteínas e protegendo-as de agressões externas (químicos nocivos, raios UV, calor extremo).

Exemplos de alguns óleos ricos em ceramidas:
Óleo de gérmen de trigo;
Óleo de eucalipto;
Óleo de cânhamo;
Óleo de Noz-da-índia;
Óleo de girassol;
Etc.


Nestes dois artigos podem encontrar mais informação acerca de ceramidas e sua função, e que podem ser úteis para ajudar a encontrar produtos que realmente funcionam.

Ceramides - Skin Lipids that Keep Skin Moisturized
Ceramides

Sem comentários: