02/08/2011

Protecção solar – NATURAL SUN – Ingredientes, alguns aspectos técnicos











Uma árvore nativa da África e Austrália, frequentemente referida como “árvore da vida”, o embondeiro é conhecido como uma árvore que vive milhares de anos. O óleo dourado e rico, que se extrai das suas sementes, tem excelentes propriedades hidratantes e tem sido usado pelas mulheres nativas, ao longo de várias gerações, para protegerem a pele do clima agressivo do deserto.

A Aubrey Organics usa, nos seus produtos, o melhor óleo de embondeiro, colhido à mão nas planícies costeiras do Quénia. Com elevado teor de antioxidantes (principalmente vitamina C), ácidos gordos essenciais e vitamina D, é um ingrediente excepcional para a formulação de produtos solares e pós-solar.

· Protege a pele dos danos provocados pelos radicais livres e dos efeitos de envelhecimento provocados pelo sol e poluição;
· Rico em ácidos linoleico, linolénico, palmítico e oleico;
· Ajuda a mater a elasticidade da pele e restitui a hidratação e suavidade à pele.


Romã (óleo biológico de) - Punica granatum







A romã, como alimento, é conhecida desde o antigo Egipto e a sua árvore é mencionada em textos religiosos que datam de há milhares de anos. O óleo de romã, obtido por compressão a frio das suas sementes, tem poderosas propriedades antioxidantes e demonstra ser tão eficaz no combate aos radicais livres como a vitamina E. É um soberbo nutriente, rico em ácidos oleico e linoleico e ácidos gordos essenciais necessários a uma pele saudável. Ao contrário da maior parte dos óleos de plantas, o óleo de romã contém uma grande quantidade de ácidos gordos raros, denominados ácidos gordos conjugados, dos quais o ácido punícico é o componente principal.

É excelente para utilizar na composição de produtos solares, cremes e loções pelas suas propriedades protectoras e nutritivas para a pele.

· Previne a formação de radicais livres causadores de cancro através da sua acção antioxidante;
· Reforça e protege a barreira hidrolipídica da pele;
· Rico em esteróis vegetais que ajudam a manter o colagénio da pele.


CoQ10Ubiquinona
Quando tomada por ingestão, a Co-enzima Q10 (CoQ10) reforça o sistema imunitário, podendo ser usada para ajudar a combater diversos problemas, desde cancro, hipertensão, distrofia muscular, a problemas cardíacos. Contudo, testes clínicos provaram que a aplicação tópica de CoQ10 proporciona diversos benefícios para a pele, em qualquer idade. Presente em todas as células humanas, é o único antioxidante lipossolúvel, produzido pelo corpo, e a sua acção protectora torna-o num ingrediente perfeito para ser adicionado em qualquer fórmula de produtos solares. A CoQ10 é um ingrediente chave do recentemente reformulado creme hidratante After Sun Face & Body.

Naturalmente rica em ácidos gordos polinsaturados, essenciais para saúde da pele, foi demonstrado que:

· Ajuda a defender e a manter a estrutura celular;
· Protege o colagénio da pele de danos provocados por radicais livres e do envelhecimento
precoce devido à exposição solar;
· Reduz o aspecto e profundidade de rugas e rugas de expressão;
· Restitui hidratação à pele, propiciando um aspecto fresco e jovem.









Em 1986 Aubrey Hampton criou a sua primeira linha de cuidados de pele formulada com óleo de Rosa Mosqueta®, um óleo das sementes de uma rosa cultivada biologicamente no Chile – a mais pura do seu género. Estudos desenvolvidos na Universidade de Concepción, em Santiago do Chile, e na Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, demonstraram que este óleo rico e dourado tem efeitos terapêuticos potentes no tratamento de peles secas, maduras ou danificadas pelo sol.

· Naturalmente rico em ácidos gordos essenciais (linoleico e linolénico), necessários para a saúde das células da pele;
· Protege e mantém o colagénio da pele com vitamina C e retinol (uma forma de vitamina A), poderosos antioxidantes;
· Mantém o equilíbrio da hidratação da pele e melhora a textura e a elasticidade;
· É um excelente ingrediente para utilizar em protectores solares e cremes hidratantes pós-solares.


Jojoba (óleo biológico de) - Simmondsia chinensis









O extracto obtido do feijão de jojoba, que ajuda a jojoba, no deserto, a manter a humidade, durante os verões quentes e secos, quando aplicado topicamente, actua não só como humectante como cria uma barreira protectora na superfície da pele que ajuda a manter a hidratação. O óleo de jojoba não é propriamente um óleo, mas sim um éster de cera, com uma composição muito similar aos óleos naturais da nossa pele, o que o torna no ingrediente ideal para utilizar em produtos de cuidados para a pele e produtos solares.

· Ajuda a atrair e reter humidade na pele;
· Acalma e suaviza instantaneamente pele seca ou danificada pelo sol;
· Na linha Natural Sun é usado óleo biológico de jojoba puro.


Girassol (óleo biológico de)Helianthus annuus







Este óleo, rico em nutrientes, extraído das sementes do girassol é altamente hidratante e suavizante para a pele. Pouco gorduroso e facilmente absorvido pela pele, é habitualmente utilizado em produtos para peles oleosas ou propensas a manchas pelo facto de não obstruir os poros. Na linha Natural Sun apenas é utilizado óleo biológico de girassol de elevada qualidade.

· Ajuda a reparar e a manter a barreira protectora da pele;
· Protege a pele dos danos provocados pelos radicais livres através da acção antioxidante das vitaminas A e E;
· Rico em ácidos gordos essenciais, oleico e linoleico, muito hidratantes para a pele;
· Fonte de vitamina D, essencial para a saúde da pele.


Nogueira-de-iguape (óleo de)Aleurites moluccana







Árvore nativa da região do Pacífico, a nogueira-de-iguape é o símbolo oficial do estado do Havai e o seu óleo tem sido usado, em produtos para a pele, ao longo de várias gerações. Obtido pela prensagem das sementes, o óleo de nogueira-de-iguape é um emoliente rico, com elevado conteúdo de ácidos gordos essenciais e antioxidantes, extremamente calmante e nutritivo para a pele. Sendo facilmente absorvido e pouco gorduroso é um ingrediente excelente para utilizar na composição de protectores solares, loções corporais e óleos de massagem.

· Cria uma camada protectora na pele que ajuda a manter a hidratação;
· Rico em ácidos gordos essenciais, oleico, linoleico e linolénico, fundamentais para a saúde da pele;


MacadâmiaMacadamia ternifolia







Nativa da Austrália, a árvore da macadâmia é largamente cultivada no Havai e diversos países africanos. O óleo sedoso, extraído das suas nozes, tem um perfil de ácidos gordos semelhante ao sebo humano, que o tornam um emoliente soberbo, facilmente absorvido pela pele excelente para ser utilizado em produtos solares.

· Ajuda a restituir e manter o equilíbrio na hidratação da pele;
· Com conteúdo muito elevado em ácidos gordos essenciais, incluindo ácido palmitoleico (ómega 7), amacia a pele e promove a sua elasticidade;
· Com elevado conteúdo de vitaminas antioxidantes, particularmente vitamina E.


Aloé vera (biológico)Aloe barbadensis







No séc. I D.C., o naturalista romano Plínio escreveu extensivamente sobre o Aloé como cura para ferimentos e escoriações. Hoje é considerado um dos agentes calmantes naturais mais eficazes para queimaduras solares e irritações da pele, bem como um hidratante soberbo para a pele.

· Tem um enorme poder hidratante e acalma imediatamente pele seca, áspera ou com excesso de exposição ao sol;
· Contém salicilatos, agentes anti-inflamatórios e atenuantes da dor e lactato de magnésio, um anti-irritante natural.
· Um ingrediente chave em diversos produtos da Aubrey Organics, tais como os protectores solares naturais, creme pós-solar e outros produtos de cuidados para a pele.
· A Aubrey Organics usa apenas aloé biológico da melhor qualidade.


Chá verde matcha (biológico)Camellia sinensis leaf powder







Os benefícios do chá verde para a pele têm sido vastamente documentados. Este poderoso antioxidante inibe a formação de radicais livres, potenciais causadores de cancro, e ajuda a prevenir danos nas células da pele provocados pela exposição solar e poluição, o que o torna num ingrediente excelente para usar em qualquer protector solar.

· Demonstra gerar sinergias melhorando a protecção solar, quando combinado com outros ingredientes protectores solares;
· Neutraliza o efeito de radicais livres na pele;
· Anti-inflamatório e anti-irritante, com elevado teor de xantinas, é muito calmante e hidratante para a pele;


Karité (Manteiga biológica de) - Butyrospermum parkii







Uma manteiga rica obtida a partir das nozes desta árvore nativa da África Central, é conhecida como manteiga de karité ou manteiga africana. É um hidratante intenso, muito rica em ácidos gordos essenciais e outros nutrientes, excelente para empregar na composição de protectores solares ou loções para pele seca ou desgastadas pelo sol.

· Com conteúdo elevado em ácidos gordos essenciais, altamente nutritiva para a pele;
· Protege a pele dos danos provocados pelos radicais livres através da acção antioxidante das vitaminas A e E;
· Restitui hidratação e revitaliza pele seca e sobre exposta ao sol, ajudando a manter o equilíbrio na hidratação da pele;
· Na composição dos produtos da linha Natural Sun apenas são utilizadas manteigas de elevada qualidade e processadas manualmente.









Obtido a partir das sementes da planta do chá verde, com cujos rebentos e folhas se faz chá, este óleo ligeiro, mas profundamente hidratante, tem sido usado ao longo de gerações em produtos de cuidados para a pele, pelas suas propriedades calmantes e anti-envelhecimento. Sendo pouco gorduroso e facilmente absorvido ajuda a manter o equilíbrio perfeito da hidratação da pele, protegendo-a de secar e dos efeitos do sol e poluição.

· Uma excelente fonte de ácidos gordos essenciais, vitamina E e polifenóis;
· Protege a pele de radicais livres com a sua poderosa acção antioxidante;
· Ajuda a manter o equilíbrio da hidratação natural da pele, mantendo-a suave e jovem.

Sem comentários: