01/02/2018

Por que é que a pele se desidrata mais facilmente com o tempo frio ou seco?


Os mecanismos naturais que permitem manter um bom nível de humidade na pele e consequentemente uma taxa de hidratação natural são rapidamente colocados em causa pela duração e/ou intensidade do frio súbito na pele. Nestas situações a película superficial (barreira hidrolipídica) que ajuda a reter a água na pele é danificada, deixando a pele desprotegida.

Fenómenos semelhantes ocorrem em caso de tempo seco.

O uso de ar condicionado, tal como o frio, vento ou calor excessivo, contribui de forma significativa para este fenómeno. Os golpes de ar condicionado, tanto de ar quente com de ar frio, submetem a pele a um stress adicional.

Nestes casos, para evitar danos na pele ou a sua a desidratação, deve-se procurar restaurar o equilíbrio da pele, reconstruindo a barreira hidrolipídica, de forma a garantir uma adequada retenção da humidade na pele e impedindo-a de evaporar facilmente.

Recomendamos o uso de cremes, fluidos ou loções nutritivos com ingredientes emolientes e umectantes que promovam uma adequada nutrição da pele assim como a reparação da barreira hidrolipídica da pele.

Sem comentários: